Igreja, Uma Casa Cheia De Filhos

SALMOS 127 E 128

Acho lindo esses Salmos por eles falarem de uma família, junta, unida, em torno da mesa, em comunhão, em alegria. Gosto de ver a Igreja com essa CARA DE FAMÍLIA… Não gosto de ver a igreja como uma INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, detesto a ideia de Igreja como um PONTO COMERCIAL onde se comercializa de tudo, desde o milagre, até ao STATUS…

GOSTO DE VER A IGREJA COMO UMA CASA, ASSIM COMO A PARÁBOLA DA GRANDE CEIA QUE JESUS NOS CONTOU, ONDE NÓS, SERVOS, TRABALHAMOS PARA ENCHER ESSA CASA (LUCAS 14:15-24).

PAULO NOS FALA DESSA IGREJA COMO UMA CASA, A CASA DE DEUS:

I TIM 3:14-15 “Escrevo estas coisas, embora espero ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem se comportar na casa de Deus, que é a IGREJA do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade”!

PAULO toma emprestada a expressão muito comum do AT, CASA DO SENHOR, com o sentido de TEMPLO e aplica a IGREJA DO NT, que é composta de MEMBROS como numa grande família.

PAULO usa muito expressões que apontam para a Igreja como uma FAMÌLIA: GAL 6:10 (fazer o bem principalmente aos da FAMÍLIA DA FÉ); EFES 2:19 ( Crentes como sendo da família de Deus). Vemos que o NT fala dessa relação de DEUS com a SUA IGREJA como UM PAI que se relaciona com a sua FAMÍLIA, sendo a Igreja essa grande família. EM EFES 1:3-5 “Bendito o Deus e PAI de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo… – E no V.5 fala que Ele nos predestinou para adoção de FILHOS”!

Sendo assim, podemos afirmar: Minha família é a minha Igreja! Minha igreja é minha família! Minha igreja é a minha CASA ONDE EU MORO, VIVO, ME ALIMENTO, TENHO IRMÃOS, TENHO MEUS PAIS ESPIRITUAIS, TENHO MEUS LIDERES…!

PAULO fala a TIMOTEO sobre “COMO DEVEMOS AGIR NA FAMÍLIA DE DEUS que é a IGREJA do DEUS VIVO”.

I- A IGREJA, ASSIM COMO UMA FAMÍLIA, DEVE MANTER A ORDEM E A DISCIPLINA – I TIM 3:15 “ensinar COMO se deve PROCEDER…”!

Prov 13:24 // Prov 19:18 // Prov 22:15 // Prov 23:13-14

O que mais vemos são FILHOS ENTREGUES A SI MESMO… Sem disciplina, sem ORDEM, sem LIMITES, sem RESPEITO AOS PAIS, as autoridades… São futuros delinquentes, pois estão sendo preparados para isso, vítimas de PAIS MEDROSOS, TIMIDOS, AUSENTES, INCOMPETENTES… Que acham até que NÃO DISCIPLINANDO ESTÃO AMANDO SEUS FILHOS, mas na verdade, estão programando seus filhos para o INSUCESSO…!!!

ILUST.: Ouvi testemunho de um apóstolo que falou da sua infância, do seu pai-general, linha dura, batia nos filhos com o que tivesse na mão e uma certa ocasião, esse filho levantou a voz contra o pai e o criticou duramente… Ele disse: EU ESTAVA ENDEMONINHADO…! Uma autoridade NUNCA DEVE SER DESRESPEITADA, JULGADA E CONDENADA por seus subordinados ou até mesmo por uma autoridade inferior! Deus manda HONRAR AS AUTORIDADES… E OS PAIS devem sempre ser RESPEITADOS  E HONRADOS!

ILUST.: 2 crianças, 10 e 11 anos de idade, roubaram um carro e depois trocaram tiro com a Polícia…. a criança que dirigia e atirava, morreu… Procuraram a mãe (tinha uma ficha criminal extensa), procuraram o pai, estava preso…! A criança já tinha várias passagens pela Polícia…!

A IGREJA deve então se levantar como A ÚLTIMA CHANCE, A LUZ NO FIM DO TÚNEL para esses FILHOS que foram MAL CRIADOS, ABANDONADOS PELOS PAIS, MAL EDUCADOS… Mas se a Igreja não fizer esse papel, então, já não restará mais nenhuma esperança para essa GERAÇÃO DESAJUSTADA, DESEQUILIBRADA, SEM LIMITES, SEM DISCIPLINA, SEM LEI, SEM ORDEM… O CAOS então se perpetuará por gerações…!!!

NA IGREJA, esses FILHOS precisarão aprender a trabalhar com ALVOS, METAS, PROPÓSITOS A SEREM ALCANÇADOS. Eles precisam TRABALHAR SE ENVOLVER EM TORNO DE UMA CAUSA QUE É A IGREJA DO SENHOR JESUS E ASSIM CUMPRIRÃO O SEU CHAMADO…!!!

II – A IGREJA, ASSIM COMO UMA FAMÍLIA, DEVE OFERECER ABRIGO E PROTEÇÃO AOS SEUS FILHOS – I TIM 3:15 “… COLUNA E BALUARTE…”!

Isso nos LEMBRA o SALMO 91:2 “… meu refúgio e o meu BALUARTE…”!

3.1 – Na IGREJA, assim como na FAMÍLIA, TODOS DEVEM SE SENTIR SEGUROS E PROTEGIDOS: Essa proteção é ESPIRITUAL, mas é também material, física… Emocional. Nós nos ajudamos mutuamente! Nós socorremos uns aos outros. Nós nos envolvemos emocionalmente uns com os outros…!

3.2 – Na Igreja, assim como na FAMÍLIA, TODOS OS FILHOS DEVEM SER BEM-VINDOS: Na CASA DO PAI, todos são muito bem vindos…

A Igreja, tal como uma família, deve servir de ABRIGO aos forasteiros, aos perdidos, aos desviados, aos desgarrados, aos desamparados, aos sem-teto, sem-amor, sem-misericórdia…

3.3 – Na IGREJA/FAMÍLIA, NINGUÉM VIVE SÓ: A família acaba com a solidão, acaba com o isolamento, com o individualismo, com o egocentrismo.

DEUS quer que o SOLITÁRIO HABITE EM FAMÍLIA (Salmo 68:6 “Deus faz que o solitário MORE EM FAMÌLIA…”)!

3.4 – Na IGREJA/Família, aquele que se afastou, quando retorna, é recebido com FESTA: LUCAS 15:11-32 Filho Pródigo… Ainda que os irmãos que ficaram reclamem alguma coisa, mas o PAI sempre vai receber o FILHO com alegria… !!!

III – NA IGREJA, ASSIM COMO NUMA FAMÍLIA, PRECISAMOS ADMINISTRAR E RESOLVER OS PROBLEMAS QUE SURGEM

NUMA FAMÍLIA, TAMBÉM TEM PROBLEMAS e esses problemas nos fere muito, são geralmente de RELACIONAMENTO. E SÓ NOS FERE PORQUE A GENTE AMA, pois se não amássemos, não nos incomodaria em nada… E quando surgem os problemas, CADA UM NA FAMÍLIA AGE DE ACORDO COM O SEU TEMPERAMENTO:

1-    MELANCÓLICO, muito sensível, logo se fere e se fecham;

2-    COLÉRICO, pavio-curto, é muito duro e sem sentimento, não chora, faz duras críticas, é muito prático e aí fica difícil reconciliá-lo;

3-    FLEUMÁTICO: pensam muito antes de falar, agir, não se ira facilmente e são reconciliadores…;

4-    SANGUÍNEO: logo chora, mas é fácil de conciliá-lo pelo amor, pelos sentimentos…!

QUEM É VOCÊ NA SUA FAMÍLIA, NA SUA CASA, NA SUA IGREJA???? A)Você é do TIPO SENSÍVEL E LOGO SE FECHA? B)Você é do TIPO EXPLOSIXO E MUITO DURO NAS SUAS CRÍTICAS E DIFÍCIL DE SE CONCILIAR? C) Você é do TIPO que LOGO CHORA, SE SENTE FERIDO, DRAMATIZA, MAS É FÁCIL DE SE CONCILIAR? OU você é do TIPO RECONCILIADOR (Fleumático), QUE pensa antes de agir, que analisa tudo e PENSA NO TODO e vê que é mais importante do que as partes?

AS FAMÍLIA estão precisando hoje, muito mais de CONCILIADORES do que QUEM ATEIA FOGO, quem fica RESSENTIDO, QUEM FICA MAGOADO E QUEM NÃO DESEJA A RECONCILIAÇÃO! PENSE NISSO!

SERÁ A NOSSA CAPACIDADE DE RESOLVER CONFLITOS que determinará a extensão da nossa CASA, DA NOSSA IGREJA, DA NOSSA FAMÍLIA… Quem SABE PERDOAR, QUEM SABE LIDAR MELHOR COM PESSOAS, TERÁ MELHORES CONDIÇÕES DE CONSOLIDAR, DE MANTER UMA FAMÍLIA UNIDA, DE MANTER SEU CASAMENTO… De manter amigos por mais tempo…!

CONCLUSÃO: Já falei isso uma certa oportunidade e vou aqui repetir: “Não quero mais TER DISCÍPULOS, pois o Discípulo ele CRESCE, PROSPERA, ELE RECEBE TUDO que o DISCIPULADOR TEM PARA DAR E MUITOS, QUANDO CHEGAM NESSE NÍVEL, ABANDONAM SEU DISCIPULADOR, DESONRA SEU DISCIPULADOR, COSPE NO PRATO QUE COMEU, ABANDONA SUA CASA. PREFIRO TER FILHOS, pois ainda que o FILHO CRESÇA, PROSPERE, RECEBA TUDO QUE O PAI TENHA PARA LHE OFERECER, ELE JAMAIS ABANDONA O SEU PAI. E como eu já tenho IDADE suficiente para ser PAI de boa parte dos meus discípulos, vou sempre chamá-los de FILHOS, POIS É ASSIM QUE A BÍBLIA NOS ENSINA A CHAMAR E CONSIDERAR OS NOSSOS PASTORES… (João chega a chamar de filhinhos)!

Ap. Wagner Tenório de Almeida