Um Guia Para Tempos De Incerteza

Romanos 8:26-30

Analisando a nossa vida, algo que podemos afirmar é que todos atravessamos momentos difíceis. Dificuldades muitas vezes inexplicáveis e até impossíveis de vencermos. A Bíblia conta-nos a história de vida do apóstolo Paulo, homem poderoso e temível que perseguia aos seguidores de Jesus Cristo, mas que converteu-se ao Senhor após uma visitação do Espírito de Deus e tornou-se o maior dentre os missionários. Porém, enfrentou diversas dificuldades. Por vezes, pediu ao Senhor que o livrasse de problemas e angústias. Deus, em sua extrema sabedoria, assegurou que a Sua graça e força seriam suficientes para que ele suportasse tais situações. No texto lido, encontramos um verdadeiro guia para tempos de angústias e incertezas:

I – CONFIE NA INTERCESSÃO DO ESPÍRITO SANTO – (vs. 26 e 27) – A Bíblia diz que não sabemos orar como convém, mas que o Espírito interpreta as nossas orações e intercede com gemidos inexprimíveis. Certa vez, em seu ministério, o apóstolo Paulo recebeu da parte de Deus visões e revelações grandiosas. Mas, para não se ensoberbecer, foi-lhe posto um espinho na carne. Paulo orou para que o desconforto fosse removido, mas Deus não retirou aquele espinho, mas revelou que o Seu poder se aperfeiçoa nas fraquezas. Paulo então passou a ter prazer em momentos de aflições (II Co 12:7-10). O “espinho na carne” de Paulo destruiu seu orgulho, mantendo-o dependente do poder divino. E você, tem orado ao Senhor para que Ele te livre de problemas? Lembre-se que Paulo ao entender o propósito de Deus em toda aquela situação, confiou na intercessão do Espírito sabendo que essa interferência seria feita de acordo com a vontade do Pai. Permita que Jesus aja em sua vida, se entregue a Ele!

II – CREIA QUE TUDO COOPERA PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS – (v. 28) – O apóstolo Paulo relata que já enfrentou jornadas de perigo, prisões, fome e sede, frio e nudez (II Co 11:22-27). Porém, diante de todas essas coisas, Paulo alega que tudo cooperou para o seu crescimento espiritual (II Co 12:10). Nós também sofremos perseguições e vivemos muitas situações que não nos agradam. Estamos acostumados a questionar o motivo de tantas lutas. Às vezes perguntamos por que Deus não age em nosso favor. Porém, ao olharmos como Paulo, conseguimos ver que o Pai trabalha para o bem em todas as coisas e que há um propósito na vida de todos nós. Ele governará sempre, mesmo diante de obstáculos e estará sempre no controle. Confie em Seu controle e permita que o Senhor Jesus dirija a sua vida!

III – ACREDITE QUE OS ESCOLHIDOS SERÃO GLORIFICADOS – (vs. 29 e 30) – Já no final de seu ministério, o apóstolo Paulo afirma: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé.” (II Tm 4:7). Após todo aprendizado na presença do Senhor, Paulo prevê o seu martírio e com esta frase faz uma análise de sua vida. Apesar de muitas lutas e dificuldades, ele acreditou que viveu uma vida reta, sendo fiel ao ministério que Deus lhe havia confiado, cumprindo assim, o seu chamado. E você, tem cumprido o chamado de Deus para a sua vida? Assim como Paulo foi escolhido e separado para ser a imagem de Jesus, justificado e glorificado, exaltando assim ao nome do Senhor, permita ser escolhido e usado por Deus, atendendo então ao Seu chamado. Creia! Ao lado de Jesus, você será honrado!

CONCLUSÃO: Paulo, após ter a sua vida transformada pelo poder do evangelho, viveu aprendendo e ensinando. Passou a confiar totalmente na intercessão do Espírito, a ver o lado bom e a crer que todas as situações cooperariam para o seu crescimento e fortalecimento espiritual. Acreditou que pela sua obediência ao chamado, seu nome seria honrado. Aquele que antes perseguia, passou a pregar a fé que outrora procurava destruir. Deus quer que você também seja vaso. Abra seu coração e diga a Ele que você também quer pregar a fé que Paulo pregou!

Lição de Célula Nº 742 – de 22 a 28/02/2016 – Liliane Garcia (12 Ap Eunice)