Um Mar De Lama

Gênesis 6:5-13

O rompimento de duas barragens com rejeitos de mineração no município de Mariana/MG, no dia 05 de novembro de 2015, foi considerado o maior desastre ecológico do Brasil até hoje. Um mar de lamas saiu destruindo tudo pela frente, percorrendo cerca de 600 KM, indo desaguar no mar. Muito triste! Isso foi notícia no mundo inteiro.

Em nossa sociedade estamos vivendo nesse “mar de lama” do pecado, da violência, da corrupção e da maldade no coração do homem. E Deus está vendo tudo isso (Gênesis 6:5).

I – UM MAR DE LAMA DE MALDADE

Nos dias de Noé, Deus disse que “a maldade do homem havia se multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gênesis 6:5). Isso tinha levado Deus a se arrepender de ter feito o homem na terra, deixando pesado o coração de Deus (Gênesis 6:6).

O mal tem se proliferado em nossa sociedade. E essa maldade tem sido tamanha que o bem acabou se tornando uma exceção e que quando acontece causa até espanto e desconfiança. Verdadeiramente, “o mundo inteiro jaz no Maligno” (I João 5:19). O nosso convite é para você convidar Jesus para limpar o seu coração dessa “lama de maldade”, te dar o perdão e a salvação. Abra o seu coração para Jesus! Entregue-se a Ele agora!

II- UM MAR DE LAMA DE CORRUPÇÃO

No mesmo mês em que acontece o maior desastre ecológico da história do Brasil, o rompimento dessas duas barragens, assistimos também, pela primeira vez na história, a prisão de um senador da república acusado de corrupção. Isso prova que estamos mergulhados num mar de lama de corrupção sem precedentes. A corrupção hoje atinge praticamente todas as instituições e organizações da nossa sociedade e já é tratada como uma epidemia em nosso país, daí a famosa expressão “jeitinho brasileiro”.

Deus quer dar um jeito no “jeitinho brasileiro” de viver. Deus abomina a corrupção, o furto, o engano, a fraude, a desonestidade em todas as suas formas. Hoje, Jesus te chama para lutar contra toda essa corrupção, tornando-se discípulo dEle. Você deseja ser mais um discípulo de Jesus?

II- UM MAR DE LAMA DE FRIEZA ESPIRITUAL

Nos dias de Noé, Deus percebeu que a maldade do homem havia se multiplicado, a terra estava corrompida e cheia de violência (Gênesis 6:11). Mas Ele também percebeu a frieza espiritual daquela sociedade, pois ninguém se interessava em andar com Deus, senão Noé. Pelo que lemos, em toda aquela sociedade, apenas Noé andava com Deus (Gênesis 6:9). Os demais estavam mergulhados num mar de lama de frieza espiritual.

Não se anda com Deus de qualquer maneira. Deus exige daqueles que querem andar com Ele que andem em retidão, justiça e integridade. Andar com Deus em nossa sociedade exige coragem, renúncia e fé. Você deseja andar com Deus, andar lado a lado com Jesus? Sim ou não?

CONCLUSÃO: Deus disse para Noé: “Reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” (Gênesis 7:1). “Noé era um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos. Noé andava com Deus” (Gênesis 6:9). Tudo isso está escrito para nos dizer que é possível ser justo e íntegro, mesmo vivendo no meio de uma geração má, corrupta, violenta, perversa e fria espiritualmente!

Você aceita o desafio de andar com Deus, andar com Jesus, mesmo vivendo nessa geração? Qual será a sua decisão?

Lição de Célula 731 – 07 a 13/12/2015 – Aps. Wagner & Eunice