O Deus De Todas As Famílias

Jeremias 31:1-9

Desde a origem da humanidade, Deus se apresenta como um Deus que ama a família. Quando Deus chamou Abrão, Ele chamou a sua família e com essa família Ele iniciou uma história de bênção prometendo abençoar todas as famílias da terra (“Em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gênesis 12:3).

Como vai a sua casa, a sua “tribo”, o seu povo, a sua geração, a sua família? Deus quer abençoar, cuidar, dar descanso e salvar a sua família!

I – DEUS DÁ DESCANSO ÁS FAMÍLIAS – Jeremias 31:2

Nós só poderemos entender com mais profundidade o significado e a importância dessa promessa divina para as famílias (Hebraico, “RAGA”, descanso), se a entendermos no seu contexto original, isto é, em pleno deserto. E aí vem Deus e leva ás famílias a se sentarem tranquilamente em um oásis, em paz e sossegadas, tendo sido saciadas plenamente. Isso é descanso, repouso, estar tranquilo.

Em Jesus, recebemos o divino convite amoroso e paterno: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei” (Mateus 11:28). Você está precisando de um descanso, de um alívio? Então venha agora mesmo para Jesus! Aceite esse convite que Ele te faz hoje!

II – DEUS AMA AS FAMÍLIAS – Jeremias 31:3

O profeta Jeremias já havia entregue a profecia de Deus para as Tribos de Israel naqueles dias, para aquelas famílias, avisando-as que o pecado delas tinha atraído o castigo de Deus (Jeremias 30:14). Mas em seguida, como um pai, Deus deixou o profeta ver que mesmo em pecado, a bondade, a benignidade e o amor dEle continuaria sobre essas famílias, pois “o amor de Deus é eterno”. Porém, não faltaria o juízo de Deus sobre o pecado!

Ainda que cometamos pecado, Deus continua nos amando! Mas sabemos que os nossos pecados nos afastam de Deus e consequentemente das suas bênçãos. Deus então nos atrai com seu amor e nos desafia a abandonar o pecado. Ele nos perdoa e estende a Sua mão para nos salvar! Ora, por que não aceitarmos o seu amor, o seu perdão e a sua salvação?

III- DEUS SALVA AS FAMÍLIAS – Jeremias 31:7

As tribos de Israel, as famílias de Israel se afastaram do Senhor. E agora, sofriam dispersas pelas nações da terra. Deus então declarou que iria recolher o seu povo, as famílias de Israel e salvaria a todos, sem nenhuma distinção ou discriminação (Jeremias 31:8). Ele ainda disse que chegaria o dia em que os atalaias, os guardas, gritariam e convocariam as famílias para virem se encontrar com o Senhor (Jeremias 31:6). Hoje, agora, chegou esse grito aos seus ouvidos! Venha para Deus!

Quando alguém se converte ao Senhor numa casa, Deus promete alcançar toda a família (Atos 16:31). Ainda que venha com choro, com súplicas, Deus promete guiar e salvar todo aquele que se voltar para Ele!

CONCLUSÃO: Você sabe por que Deus quer dar descanso, quer amar e salvar as famílias? Ele mesmo responde: “Porque sou Pai” (Jeremias 31:9). Venha para Deus. Receba a Jesus como Seu Senhor e Salvador. Deus quer nos receber como um Pai amoroso recebe o Seu filho! Deus te ama!

Lição de Célula Nº 727 – 09 a 15/11/2015 – Aps. Wagner & Eunice