GRAÇA E UNIÃO

Zacarias 11:7-14

O Profeta Zacarias, contemporâneo de Ageu, (520 a C), que profetizaram no período do retorno dos judeus do cativeiro babilônico, por volta do ano 538 a C, durante o reinado de Ciro – Pérsia e iniciaram a reconstrução do Templo. Zacarias alcança também o período do reinado de Dario na Pérsia (522 a 486 a C). A preocupação de Zacarias foi com a reconstrução da Esperança de Israel, apresentando a Figura do Messias, como aquele que viria “sobre um jumentinho…”(Zac 9:9 “Alegra-te muito, ó filha de Siao, exulta ó filha de Jerusalém, eis aí vem o teu rei, Justo e Salvador, Humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”)! Ele também relatada a traição do Messias que foi vendido pelo preço de um escravo (Ex 21:32 “Se um boi chifrar um escravo ou escrava, dar-se-ao 30 siclos de prata ao senhor desses…”)! Zacarias também ensina ao povo sobre a Visão de Jerusalém e diz que “as Famílias deverão subir de ano em ano a Jerusalém, para adorar o Rei, o Sr. dos Exércitos e para celebrar a Festa dos Tabernáculos, para que venha a Chuva sobre eles”(Zac 14:16-19).

Vemos que o Messias, Jesus, veio como o Bom Pastor para apascentar com Graça e União (João 17:23 “… a fim de que eles sejam aperfeiçoados na Unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste…”! Portanto, precisamos aprender a Pastorear e sermos Pastoreados debaixo dessas 2 Varas: Graça e União!

I – USANDO A VARA DA GRAÇA

Graça fala de Misericórdia, Perdão, de desculpar, de dar uma nova chance…

Temos no NT inúmeras ilustrações e ensinos sobre o que é a Graça de Deus:

a) Jesus x Mulher apanhada em adultério (João 8:10-11 “… onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?… Nem eu te condeno! Vai e não peques mais”). – Ainda que a gente comprove o delito, pecado, não temos o direito de Condenar…!

b) Jesus x Filho Pródigo (Luc 15): Filho errou, quebrou a cara, decidiu voltar e a GRAÇA estava a sua espera, acompanhada da ALEGRIA, MISERICÓRDIA, PERDAO E RECONCILIAÇAO! – Ah! Quando é que a gente vai aprender a colocar em prática, a Verdadeira Graça de Jesus?

c) Jesus x Crucificação: “Pai, Perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”! – Isso se chama Graça!

Convidamos você a Receber e a DAR dessa Graça de Deus que está em Jesus Cristo, o Messias…!

Quando a Gente Aprender a Viver com essa GRAÇA, não guardaremos mais Mágoa, Rancor, Ira, Ódio ou Ressentimento… e seremos sempre Saudáveis…!

Líderes, quando os Nossos Discípulos Errarem, mesmo depois de terem sido advertidos, quando errarem mais de uma vez, Pegue a VARA da GRAÇA e use nele… e assim e só assim, recuperaremos os Perdidos…!!!

II- USANDO A VARA DA UNIAO

Ministrei uma palavra sobre União na sexta passada e disse que “A Igreja está condenada a viver em Unidade”! Nós estamos condenados ä Unidade.

2.1 – União determina a Bençao: SL 133;

2.2 – União nos leva a Conquistar TUDO o que a gente sonhar: Gn 11:6 “…o povo é UM…”!

2.3 – União nos leva ao Crescimento: João 17:3 “… para que o Mundo conheça…”!

O Plano de Deus era Unificar o Seu Povo, juntar Judá e Israel que havia se dividido… Até hoje, Deus anda lutando para nos Unir, como Família, Igreja, Povo/Raça Humana, mas o Homem busca sempre se Isolar, se afastar, viver Intrigado… – Precisamos usar a Vara da União que Deus nos entrega como Pastores para Unir as pessoas onde quer que estejamos, em qualquer situação que nos encontremos… Unidos seremos mais Fortes!

CONCLUSAO: Deus diz em ZAC 11:8-9 “Perdi a Paciência… quem quiser morrer, Morra…! E aí Deus quebrou as 2 Varas: Graça e União!Isso para significar a Quebra da Aliança… E Deus enviou seu Filho Jesus para Reatar essa Aliança que foi quebrada… Na CEIA, Jesus reata essa Aliança e nós também reafirmamos a nossa Aliança com Jesus…!!!