QUEM GOVERNA A SUA VIDA?

Com uma palavra de confronto, mas sempre com uma base bíblica irrefutável, nosso discipulador coloca a nossa frente a obrigação de decidir. Decidir se fato somos nós ou Deus, através de seu Santo Espírito, quem nos governa. Agora é o seu momento de ler e decidir: Quem Governa a sua Vida?
Romanos 7:14-25 a 8:1-9

Tenho uma Palavra de Deus que vai mudar a sua vida! Tenho uma palavra que vai nos levar a uma reflexão e conscientização sobre quem verdadeiramente Manda na gente…! E a partir desse entendimento, estaremos mais seguros para decidirmos mudar o rumo da nossa Vida, da nossa História…! Porém, essa Palavra de Deus é só para os que desejam experimentar Mudanças… Só para os que desejam entender o porquê das dificuldade que enfrentamos em fazer a coisa Certa…!!!
A nossa Vida é feita de Decisões e de executar as decisões tomadas… Muitos decidem, mas não colocam em prática… Por que? Porque existe um Governo sobre a sua vida e ele ainda não conseguiu entender esse Governo e precisa de “Conhecimento para a Libertação”, por isso Jesus disse: E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!!!
Paulo era um homem Curado! Ele não tinha vergonha nenhuma de expor a sua vida para os seus discípulos! Se bem que ele falou todas essas coisas muito particularmente e confidencialmente só para TODOS os crentes de Roma… Ele disse que era Carnal, disse que era Miserável, disse que era Fraco, disse que fazia o que não queria fazer… Vemos que Paulo era igualzinho a qualquer um de nós! Aqui no MIBA não existe nenhum Super-Crente, mas existem Crentes que lutam contra o Pecado e Vencem! Existe aqui um Povo Santo que luta contra o Pecado! Aprendemos nos Encontros que Não somos Pecadores Lutando contra o Pecado, mas Santos que lutam contra o Pecado…!
Já aprendemos que Somos seres Espirituais, que Habitamos Temporariamente num Corpo e que Possuímos uma Alma: I TES 5:23. Resta saber quem é que Manda? Se a Carne, a Alma ou o Espírito? Pelo resultado da sua Vida, você já deve saber quem está ganhando essa batalha, quem está mandando em você!
I – O GOVERNO DA CARNE
Para facilitar o nosso entendimento, vamos usar o exemplo de vida de algumas pessoas que conhecemos… (Não se preocupe que eu não vou citar ninguém no auditório…). Vamos falar de outras pessoas: Vejamos a vida de Sansão. Quem Governava sobre ele? Ele era um homem santificado, separado desde o seu nascimento… JUÍZES 13 a 16! Sansão foi traído pela sua esposa Filistéia que revela o enigma (Do que come saiu comida e do forte saiu doçura). Depois Sansão se envolve com prostitutas (Juízes 16)… E aí vem outra mulher, Dalila, e acaba com a sua vida…! Sansão tinha a sua vida Governada pela CARNE!
Paulo nos diz que “Quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção, mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”(GAL 6:8)!
Em ROM 6:19 “Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentais os vossos membros como servos da impureza…”! Portanto, isso é uma questão de Decisão, de apresentar ou não apresentar o nosso Corpo para o Pecado!
Como fazer para dominar a Carne? JESUS disse em MARCOS 14:38 que “A Carne é Fraca”! Porém, o que temos visto é a Fortaleza, Muralhas Fortificadas impostas pela nossa Carne! – Precisamos Fortalecer o nosso Espírito e consequentemente a Carne será enfraquecida! Como faremos isso na prática? – Oração, Jejum, Leitura Bíblica, Adoração, Cultos, Células e Discipulado! Não tente vencer a Carne na força do seu braço…!
II- O GOVERNO DA ALMA
Vamos buscar alguns exemplos de vidas dominadas, Governadas pela Alma:
1- PEDRO: impetuoso, precipitado, sanguíneo… Jesus disse para ele, depois de mais de 3 anos de caminhada, que ele precisava na verdade era Se Converter… LUCAS 22:31-34!
2- JUDAS: Falso, Infiel, Ladrão, Traidor… Mas aparentemente era um Discípulo de Excelência, de Total Confiança (era tesoureiro), Obediente… Lá dentro da sua Alma, estava alguém Fraco, Carente, Inseguro, um Sepulcro Caiado cheio de ossos secos e apodrecido… A Sua Alma o dominou e depois o Levou ao Suicídio… Ele não teve coragem de Confessar seus Pecados, de Abrir a Sua Alma para seu Discipulador e ser curado e perdoado… Preferiu, antes, Morrer do que se abrir…!
3- FAZENDEIRO LOUCO (LUCAS 12:18-21): A sua Alma só queria “sombra e água fresca”, só queria gozar a vida e nada de compromisso, nada de cuidar da vida espiritual, nada de pensar no futuro…!
Se deixarmos a Alma Governar a nossa Vida, nos tornaremos Pessoas “Almáticas”, governados pelas emoções, Lembranças do Passado (ele me feriu, ele abusou de mim por isso é que eu hoje sou assim…), Pessoas Melindrosas, Pessoas Iracundas, que tem dificuldade de Perdoar…! E aí começam a Adoecer… III João 2!!!
III- O GOVERNO DO ESPÍRITO
É uma vida controlada pelo Espírito Santo de Deus! Ele só age depois de orar, só decide depois de Consultar a Deus, tem como Prioridade o Reino de Deus e a sua Justiça e as demais coisas, ele sabe que Jesus Acrescentará e isso “Toda Pessoa Comum, Limitada e Medíocre” procura…!
Uma Vida Governada pelo Espírito decide pelas coisas espirituais: entre ir a Célula e ir ao Cinema, vai à Célula; Entre ficar em casa assistindo a um jogo de futebol e o Culto, vai ao Culto! Entre subir ao Monte de Oração e ao Monte de Lençol, vai ao Monte de Oração!!!
Paulo disse que existe uma Guerra entra Carne x Espírito: GAL 5:16-24
CONCLUSÃO: A Sua Vida está em suas Mãos! Você decide a quem entregá-la e quem vai Governá-la: Carne, Alma ou o Espírito?
– Se você se entregar aos prazeres da carne, colherá pobreza, miséria, prostituição, adultério, fornicação… e por fim a Morte Espiritual!
– Se você se entregar ao Governo da Alma, você será uma pessoa Doente, Infeliz, Amarga, Rancorosa, Triste, Isolada, Difícil de ser Amada e vai terminar a Vida sozinha…
– Se você decidir entregar a sua Vida ao Governo do Espírito, aí Deus enviará o Espírito Santo para estar com você e fazê-la Feliz, Abençoada, Tranqüila, Segura e na Vida Eterna, estará com o Senhor para Sempre!!!!