APRENDENDO A LIDAR COM AS PESSOAS

Lucas 18:18-24 – O maior desafio que enfrentamos para a conquista dos nossos sonhos, alvos e metas está na área dos relacionamentos, está em saber lidar com as pessoas. O relacionamento humano é a maior exigência no mercado de trabalho, independente da área que se queira trabalhar. Tudo isso porque as pessoas são falhas, são na maioria das vezes difíceis de se relacionar. Você se considera uma pessoa de fácil relacionamento?
Jesus, o Mestre dos mestres, é também mestre na arte dos relacionamentos. Ele conseguia lidar com todo tipo de pessoas e sabia como conquistá-las. Porém, vemos no texto que esse jovem saiu triste por não ter aceitado o convite de Jesus. Espero que você saia daqui alegre e com Jesus!

I – PESSOAS SÃO INSEGURAS – Lucas 18:18-21

Pessoas vivem inseguras nos seus relacionamentos, por isso é importante e necessário que estejamos reafirmando sempre o nosso apreço, valorização, carinho, respeito, fidelidade, amor etc. às pessoas com quem nos relacionamos. Essa insegurança nós vemos no jovem do texto em análise. Ele estava inseguro acerca da sua opção religiosa. Se ele confiasse na sua religião para garantir-lhe a salvação, a vida eterna, a vida após a morte, ele não teria perguntado a Jesus: “Que farei para herdar a vida eterna?”.
Muitos, hoje, vivem inseguros acerca da sua vida espiritual, sem ter a certeza da sua salvação, sem ter a certeza de que a sua opção religiosa ou prática espiritual está correta. Só Jesus nos dá essa segurança! Ele disse que “quem cresse nEle, seria salvo” (João 5:24). Decida, agora, por Jesus e viva tranqüilo, feliz e seguro!

II – PESSOAS SÃO EGOÍSTAS – Lucas 18:22-23

Você quer conquistar as pessoas a sua volta? Então, decida servi-las. Foi esse segredo que Jesus ensinou aos seus discípulos, para que eles se tornassem “grandes” conquistadores (Mt 20:25-28). As pessoas, geralmente, são egoístas e buscam muito mais serem servidas do que servir. E aquele jovem não foi diferente, ele jamais pensou na idéia “absurda” de distribuir a metade dos seus bens com os pobres e necessitados. Isso seria uma loucura para ele.
Jesus mandou aquele “jovem rico” entregar metade da sua riqueza, testando-o, para ver se ele confiava em Jesus ou nas suas riquezas. É semelhante a quando entregamos os nossos dízimos e ofertas. Se confiamos em Deus, entregamos com alegria. Aquele jovem não confiou em Jesus e saiu triste. E você, confia em Jesus ao ponto de entregar a sua vida a Ele?

III – PESSOAS SÃO CARENTES – Lucas 18:24

As pessoas gostam de ser elogiadas, valorizadas, amadas etc. Elas são facilmente conquistadas quando tratadas dessa forma. E quanto mais carentes, mais reclamam desses tratamentos especiais. E pelo que podemos observar, aquele “jovem rico” tentava suprir as suas carências acumulando riquezas, mas isso não resolvia a sua carência, por isso ele procurou Jesus. Erroneamente, deixou de seguir a Jesus, talvez por ter imaginado que Jesus estivesse interessado em suas riquezas.
Jesus se apresenta como aquele que suprirá todas as nossas carências e necessidades. E a maior carência do ser humano é de amor ágape e esse amor está em Jesus. Ele é a essência de todo o amor! Abra o seu coração para Jesus entrar e derramar do Seu amor, do Seu perdão e da Sua Salvação!

CONCLUSÃO:

Aquele “jovem rico” saiu triste da presença de Jesus por ter tomado a decisão errada. E você, deseja sair hoje alegre ou triste da presença de Jesus? Quero que você saia hoje alegre, tendo tomado a decisão certa: Seguir a Jesus! Deus o abençoe!

Lição de Célula Nº 429 – 22 a 28/02/2010 – Ap. Wagner & Pra. Eunice