EU AMO A MINHA IGREJA (PARTE II)

João 4:31-36

Não é fácil ensinar sobre honra num país de tantas desonras: os idosos são desonrados, a corte maior do país é desonrada, as leis são desonradas (é muita lei para inglês ver), os professores são desonrados, os pais são desonrados (agredidos, abandonados, explorados), os políticos que são os nossos líderes são uma vergonha e desonra para com os seus eleitores… Fale-me de uma única instituição no país que é respeitada? – igreja? Também não!

A honra é uma questão de educação, mas eu diria que é muito mais uma questão de amor! Quem ama honra!

Jesus estava falando de uma grande colheita de vidas, tratava-se de um vilarejo inteiro que estava para ser conquistado… E era uma aldeia de samaritanos… No Brasil estamos fazendo a maior colheita da história desse país…! Mas se não tivermos muito cuidado, maturidade, responsabilidade, fidelidade e disponibilidade para o trabalho, perderemos o fruto maduro…!

Fazer essa colheita é uma questão de honra, pois deus mandou seu filho morrer por esses e o espírito santo já os preparou, é só a gente chegar junto para colher… Desperdiçar esse fruto é uma grande desonra e falta de amor a deus que plantou a semente no coração do homem…!

I – Quem ama a sua igreja está honrando a deus

A igreja é um projeto de deus… Ele é o dono, a cabeça e o mantenedor dela…  .

Nem todo aquele que honra, ama. Mas todo aquele que ama, honra! A honra que deus espera que tributemos á sua igreja é a quem vem como resultado do nosso amor.

Você ama a sua igreja? – então honre a sua igreja. Ora, o que é honrar a igreja? –

(1.1) é ser fiel: quem é fiel não deixa, não abandona, não troca por outra…;

(1.2) é ser agradecido: a ingratidão é uma desonra! Para nos ajudar a sermos agradecidos, devemos nos lembrar de quem nós éramos antes de recebermos o favor – quem eu era antes da igreja, antes do miba? – nada! Um desistido… Desanimado… Explorado… Desrespeitado… Descartável…;

(1.3) é ser honesto: quando você honra alguém você é honesto com essa pessoa! – muitos agem com desonestidade para com a sua igreja. A prática mais comum de desonestidade é quando as pessoas saem da igreja roubando seus discípulos… Foram autorizados, comissionados e receberam a confiança para em nome do miba fazerem uma colheita e depois que saem, roubam a colheita que fizeram em nome da igreja!

(1.4) é sustentar: honrar com o suprimento financeiro! Quem ama sustenta, investe, cuida… – dízimos e ofertas! Premesse semente de honra!

(1.5) honrar é servir: servir ao senhor, servindo a sua igreja. Devemos fazer isso com alegria… Devemos servir com o nosso melhor e nunca relaxadamente…

II – Quem ama a sua igreja está fazendo a vontade de deus – v.34

Efésios 05h25min “… cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela…”! – Mateus 16h18min “… edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela…”!

Somos ovelhas recolhidas pelo senhor e colocados no seu aprisco santo que é a nossa igreja (não as quatro paredes, mas a instituição, a organização espiritual). Se como ovelhas fôssemos largados á própria sorte, deixadas ao relento, seríamos presas fáceis dos predadores (quem são os predadores de ovelhas? – lobos, leões, raposas, ursos, cachorros… – líderes espirituais aventureiros, irresponsáveis, pastores falsos que só querem comer a carne, beber o leite e arrancar a lã… mercenários que não lutam e nem vivem em favor das ovelhas…)!

Vem líder e vai líder, mas o seu pastor permanece aqui… Preparando novos líderes, ungindo novos pastores, orando pelas ovelhas, dando a vida pelas ovelhas… sendo traídos por algumas delas, criticado e até mal entendido por algumas delas…!!! Mas sempre alegre, pois receberemos a recompensa já e depois a vida eterna!

III – Quem ama a sua igreja está realizando a obra de deus – v.34

João 04h38min “eu vos enviei para ceifar…”! – a ordem é ceifar! Não somos nós que convertemos, mas o espírito santo! Não somos nós que salvamos, mas Jesus cristo! Não somos senhores, mas servos! Não somos servos de nenhum senhor ou autoridade humana, mas servos de deus!

Talvez a melhor explicação do trabalho da igreja esteja na parábola da grande ceia… Lucas 14h16min-24 “certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos”… á hora da ceia enviou seu servo para avisar aos convidados: vinde, porque tudo já está preparado… – depois que os convidados arrumaram suas desculpas… v.21 ““… então irado o dono da casa disse ao seu servi: sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos… v.23 “sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa”!

– destaques:

1 – Convidou a muitos; 2- enviou seu servo…; 3- o dono da casa ficou irado…; 4- sai depressa, deus tem pressa…; 5- obriga a todos a entrar…; 6- a casa tem que ficar cheia!

IV– Quem ama a sua igreja está recebendo a sua recompensa

“o ceifeiro recebe desde já a sua recompensa…”!

“o ceifeiro… entesoura o seu fruto para a vida eterna…”!

“o ceifeiro… e se alegram tanto o semeador quanto o ceifeiro”!

Será que vale a pena viver para Jesus… Para a igreja…? a) certamente muitas jovens querendo casar fazem esse questionamento… As que confiam em deus, deus reserva o melhor para elas! – (b) outros que querem desesperadamente ganhar R$, passar num concurso e aí deixa a igreja…; c) outros que são atraídos e engodados pelos prazeres da carne… Deixam deus…;

O salmista asafe entrou em crise certo dia, ao ver a prosperidade dos ímpios (salmo 73): ““… eu invejava os ímpios/arrogantes ao ver a prosperidade deles (v.2)… para eles não há preocupação, o seu corpo é sadio…  e sempre tranquilos aumentam suas riquezas (v.12)… com efeito, inutilmente conservei puro o meu coração… (v.13)… até que entrei no santuário de deus e atinei com o fim deles… (v.17)… eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional á tua presença (v.22)… – tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória (v.24). os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo (v.27)! quanto a mim, bom é estar junto a deus… (v.28)!

Pedro certa vez disse a Jesus: “eis que nós tudo deixamos e te seguimos…”! – Jesus logo responde… Marcos 10h28min-30.

Conclusão: é uma alegria a gente poder fazer parte de um projeto de deus… Jesus disse que os seus trabalhadores (tanto os semeadores quanto os ceifeiros) estavam vivendo em alegria… (João 04h36min)! Não é um peso, não é uma prisão, não é mais um compromisso, mas apenas um novo estilo de vida, uma nova visão do mundo, um novo entendimento sobre o propósito da nossa existência!

Ap. Wagner Tenório de Almeida