Que Tipo de Homem Você Tem Sido?

1 Coríntios 2.14-16 a 3.1-9

Esse título, aparentemente agressivo, tem o propósito de nos confrontar e nos levar a uma reflexão acerca da nossa postura diante das coisas do Espírito de Deus, isto é, do mundo espiritual que nos cerca. Quem é você diante de Deus? Você é uma pessoa Natural, Carnal ou Espiritual? Vamos explicar essa questão à luz da Bíblia, a Palavra de Deus.

I – O HOMEM NATURAL – 1 Coríntios 2.14 O homem natural é aquele que desconhece completamente o mundo espiritual a sua volta, que não crê e nem aceita as “coisas do Espírito de Deus”. Para ele as questões espirituais são relevantes, pois eles estão voltados para a matéria. Geralmente são ateus, não creem na existência de um Deus que criou todas as coisas. Augusto Cury, em seu livro “Maria, a maior educadora da história” (pgs. 35 a 37), diz: “Nos textos do meu passado ateísta podemos ler: No princípio era o Nada e o Nada gerou o mundo existente. Concluí que Deus não pode ser uma hipótese da fé, mas uma verdade científica. A crença em Deus não é fruto de uma mente pequena como alguns ateus afirmam, mas de uma complexa inteligência”. A situação do homem natural é triste, pois “o deus deste século cegou-lhe o entendimento” (2 Coríntios 4.3-4). Se essa tem sido a sua realidade, deixe-nos orar por você e decida crer em Jesus Cristo como seu Salvador!

II – O HOMEM CARNAL – 1 Coríntios 3.1-9 O homem carnal é aquele que vive em função da carne e procura satisfazer os desejos da sua carne, custe o que custar. Para ele, a sua existência está limitada a “comer, beber e regalar-se esplendidamente” (Lucas 12.16-21). Muitos deles até chegam a se convencer de que Jesus é o caminho a ser seguido e até tomam uma decisão em segui-Lo, mas não perseveram, pois a carne os domina e eles só têm tempo para satisfazer o seu “eu” que é egoísta e dominador. Ao final da existência, o homem carnal acaba descobrindo que não valeu a pena viver em função da carne, pois só colheu frustração, sofrimento e tristeza (Gálatas 6.8). Se você tem levado a sua vida como um homem carnal, decida mudar de vida agora mesmo. Entregue a sua vida a Jesus!

III – O HOMEM ESPIRITUAL – O homem espiritual é aquele que tem a sua vida controlada pelo Espírito Santo de Deus e assim o Espírito produz os frutos do Espírito: amor, paz, alegria, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5.22-25). Ele se esforça por conduzir a sua vida de acordo com os princípios de Deus e assim vive uma vida de paz, alegria, fé e confiança em Deus, mesmo em meio às lutas e aos problemas da vida. O nosso convite é para que você viva uma vida controlada pelo Espírito Santo de Deus, sendo verdadeiramente um homem espiritual. Deus quer assumir o controle da nossa vida, da nossa história, nos salvar e nos fazer felizes para sempre. Entregue a sua vida a Jesus e deixe que Ele te faça um homem espiritual. CONCLUSÃO: Que tipo de homem você tem sido: um homem Natural, Carnal ou Espiritual? Seja um homem espiritual, receba a Jesus como seu Senhor e Salvador e conquiste as bênçãos de Deus para a sua vida! Aos que já tomaram a decisão ao lado de Jesus, pergunto: que tipo de discípulo você tem sido? Você tem sido um discípulo natural, carnal ou espiritual? Lembre-se que Jesus disse: “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus” (Mateus 7.21-23). Sejamos homens espirituais!

Lição de Célula Nº 690 – 23 a 01/03/2015 – Ap Wagner Tenório & Ap Eunice Almeida