Chaves Para O Sucesso Na Vida

Provérbios 1:1-7

Desejo que esta palavra ministrada seja um desatar de sabedoria, ensino e inteligência para o nosso BOM PROCEDER. É para dar aos jovens conhecimento e BOM SISO (Juízo, bom senso, equilíbrio). Mas essa palavra será SABOREADA PELOS SÁBIOS e eles crescerão ainda mais em sabedoria. Essa palavra é muito especial para os NÃO CRENTES, pois aqui eles ouvirão que o SUCESSO NA VIDA começa com JESUS entrando em nossa vida, colocando o TEMOR DO SENHOR como princípio do SABER. Tudo começa com JESUS. Ele é o ALFA, o Princípio de tudo e de todas as coisas. Mas ele também é o OMEGA, o fim de todas as coisas! Tudo foi feito por Ele. Ele estava no Princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle e sem Ele, NADA do que foi feito se fez (JOÃO 1:2-3).

Está preparado para receber a palavra de Deus em seu coração? Vamos lá transmitir aquilo que DEUS colocou em meu coração! São CHAVES PARA O SUCESSO NA VIDA…

I – SONHO

Tudo começa com um sonho. Qual o seu sonho?

DEUS nos criou com esse dispositivo, com essa capacidade de sonhar e os sonhos não são um passa-tempo, mas uma estratégia divina para nos fazer crescer na vida, avançar e realizar algo que vai melhorar esse planeta.

O sonho já nos faz bem só em ficar elaborando ele, olhando pras nuvens e sonhando como será a nossa conquista, quando chegarmos lá! O SONHO libera ENDORFINA que é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise. Quando a gente SONHA, um sonho acordado, o organismo começa a liberar ENDORFINA para que nos ajudar a conquistar esse sonho. Esse hormônio provoca uma sensação de alegria, paz, tranquilidade, reduz o stress, nos faz mais determinados… e a cada vez que a gente SONHA, essa endorfina pode durar até 3 dias…! Por isso que o SONHADOR demora muito mais para desistir das suas lutas…

Quando maior o nosso sonho, maior a quantidade de endorfina que o organismo produzirá em nosso favor. É um COMPLÔ de DEUS junto com TODAS AS NOSSAS CÉLULAS que passam a trabalhar em favor do nosso sonho!   – SALMO 2:8!

Quando sonhamos, forma-se um GRANDE COMPLÔ. O CORPO entra em ação, o CÉREBRO passa a trabalhar de forma ACELERADO tentando ativar todos os recursos mentais a nossa disposição. Ele forma até a IMAGEM DO QUE SERÁ O SONHO REALIZADO… os seus desdobramentos… FOMOS SIM FEITOS PARA SONHAR E PARA CONQUISTAR O NOSSO SONHO…!!!

II- FÉ

Hebreus 11:1-8

A FÉ nos faz VER o INVISÍVEL… e traze-lo á realidade, á existência…!

A FÉ é  FORÇA que vai nos mover para o sucesso…!!!

A FÉ vai nos socorrer nos momentos difíceis da vida, quando pensamos em desistir, aí DA FRAQUEZA TIRAREMOS FORÇA (Heb 11:34).

A FÉ nos leva a entregar a JESUS A NOSSA VIDA… confiar nEle…!!! Não adianta nada a gente CONQUISTAR OS NOSSOS SONHOS, mas perder a nossa alma… !!!

III- PENSAMENTO

Li um livro sobre um desses coaching… esse foi um dos mais simples e menos conhecido, a sua palestra de umas 2 H custou apenas R$140.000,00. Ele usou a FILOSOFIA QUÂNTICA. E na FQ TUDO PODE SER MUDADO PELO PENSAMENTO! Onde literalmente CRIO A MINHA REALIDADE pelo que eu PENSO.

Bem, para os que não crêem em DEUS, nem na BÍBLIA, podem ficar á vontade para crer até na FILOSOFIA RACIONALISTA que diz: PENSO, LOGO EXISTO! (Filosofo Francês RENE DESCARTES). Ele acreditava na MENTE RACIONAL e se você não tivesse consciência da existência da sua MENTE, então você não existia!

A Filosofia Quântica fez experiências científicas para provar o PODER DA MENTE. E como todos sabem que o nosso CORPO tem 80% de água, eles pegaram AGUA DESTILADA e colocaram dentro de um VIDRO com um rótulo escrito AMOR. E verificaram que a estrutura molecular se mostrou harmônica. Pegaram a mesma água e escreveram EU TE ODEIO. Verificaram que a estrutura molecular foi completamente alterada, ficando disforme (LIVRO: COACHING ONTOLÓGICO – A Teoria da Decisão – Homero Reis, pg. 14). – FIZERAM OUTRA EXPERIÊNCIA. Desta vez convidaram 4 mil pessoas que se reuniram numa capital dos EUA para PENSAREM juntas que a CRIMINALIDADE DEVERIA ACABAR. Elas passaram 10 dias juntas e ao final, a criminalidade reduziu 25%. ENTÃO, PODEMOS COM O NOSSO PENSAMENTO mudar a realidade a nossa volta!

O PENSAMENTO POSITIVO ou o POSITIVISMO do Filósofo francês Augusto Comte (1798 a 1857) que acreditava no poder do homem em pensar a sua realidade social e mudar o mundo. O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: “O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”.

A BÍBLIA nos manda PENSAR EM COISAS BOAS… “Quero trazer á memória aquilo que me pode dar esperança” (Lam 3:21)! JÓ NOS ALERTA falando da sua experiência de vida: “Aquilo que TEMO me sobrevem e o que RECEIO me acontece” (JÓ 3:25)!

PAULO nos diz que “tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama… SEJA ISSO QUE OCUPE O VOSSO PENSAMENTO” (Filipenses 4:8)!

IV- PALAVRA

Certamente você já ouviu falar em PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA. Ela surgiu na CALIFORNIA/EUA, nos anos 60 e 70. Até hoje causa uma grande polêmica no meio científico e continua sem uma comprovação definitiva cientificamente falando, mas na prática, ela tem funcionado na vida de muita gente. E muitos dão o seu testemunho. Ora, mas o que é a PNL? SIGNIFICA SIMPLESMENTE como as PALAVRAS (LINGUISTICA) podem atingir a NEURO (MENTE) e produzir uma determinada PROGRAMAÇÃO que vai nos levar á AÇÃO.  Então, as PALAVRAS TEM PODER! E PODER para nos levar á ação, nos desafiar, nos encorajar…

BIBLICAMENTE falando, a LINGUISTICA possui outros poderes, como O PODER DE CRIAR, O PODER DE ESTABALECER ORDEM NO CAOS… GENESIS 1! Deus criou pela PALAVRA todas as coisas. E DEUS resolveu presentear o homem com a FALA, com a LINGUAGEM, com o PODER DA PALAVRA!

E A BÍBLIA NOS ENSINA QUE “do fruto da boca nós nos alimentamos”, a morte e a vida estão no PODER, e esse PODER É O DA PALAVRA/LINGUA… (Prov 13:2; 18:20-21)!!!

Com a nossa PALAVRA a gente pode CONTAMINAR OS CÉUS sobre a nossa cabeça, amaldiçoar o nosso dia, o nosso salário… a nossa vida, os nossos filhos…!!! E SATANAS tem prazer em pegar a nossa PALAVRA NO AR e usar contra nós! – ILUST.: SATANÁS usou a Palavra até contra JESUS… você não disse que daria ordem aos seus anjos…então pule daqui…!!!

Com a nossa língua podemos INCENDIAR UMA FLORESTA, ela pode CONTAMINAR O CORPO INTEIRO (Tiago 3:6).

Precisamos aprender a DOMINAR a arte de FALAR, de usar a nossa língua, se queremos mesmo CONQUISTAR, TER SUCESSO NA VIDA! Tem gente que perde uma oportunidade por causa da LÍNGUA…!!! Mas tem outros que CRIAM UMA OPORTUNIDADE DE SUCESSO usando bem a sua língua…!!!

V – TRABALHO

5.1 – Trabalhar com HONESTIDADE: EFESIOS 4:28 “Aquele que furtava não furte mais, ANTES TRABALHE, fazendo com as próprias mãos o que é BOM…”! – “Servos obedecei em tudo ao vosso Senhor segundo a carne, não servindo apenas SOB VIGILÂNCIA, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, TEMENDO AO SENHOR. TUDO QUANTO FIZERDES, FAZEI-O DE TODO O CORAÇÃO, como para o SR. E não para homens, cientes de que recebereis do Sr. A recompensa da herança. A CRISTO, o Sr., é que estais SERVINDO”! (COL 3:22-24)!

5.2 – Trabalhar com SABEDORIA:

5.3 – Trabalhar com QUALIDADE:

TRABALHAR NÃO É E NUNCA FOI MALDIÇÃO! O que é MALDIÇÃO é um trabalho sem resultado (DEUT 28:16)! É UM TRABALHO FEITO DE FORMA RELAXADA… “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” (JER 48:10).

Se TRABALHAR FOSSE MALDIÇÃO, então DEUS estaria debaixo de maldição? Pois JESUS nos revela que DEUS trabalha até HOJE e ELE trabalha TAMBÉM (JOÃO 5:17)!

DEUS dá aos seus enquanto DORMEM. E AÍ, MUITOS NÃO QUEREM TRABALHAR… Vamos examinar melhor o texto – SALMO 127:1-2 fala de Trabalhar, edificar, vigiar, levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeamos, e aí, sim AOS SEUS AMADOS TRABALHADORES, ELE DÁ enquanto DESCANSAM DO ÁRDUO TRABALHO REALIZADO!

VI- DISCIPLINA

Disciplina fala de DOMINAR-SE, dominar a sua CARNE principalmente. Dominar os nossos impulsos de IRA, de desequilíbrio emocional que nos faz estragar tudo o que conquistamos na vida!

Um CASAMENTO de 30 anos pode acabar em minutos de um ADULTÉRIO! Isso porque a pessoa não conseguiu se controlar, se disciplinar e seguir firme com os seus padrões morais e éticos, e fugir do pecado…! ILUST.: CAIM matou ABEL por não conseguir se DISCIPLINAR para dominar o PECADO que Deus já havia falado a ele…!!!

Para nos disciplinar, precisamos de DOMINIO PRÓPRIO, um FRUTO DO ESPÍRITO SANTO produzido no coração daqueles que se convertem a JESUS e permitem que o Espírito domine sobre ele!

A DISCIPLINA vai nos fazer acordar cedo, trabalhar sem desistir, estudar incessantemente, RESISTIR A TENTAÇÃO DA PERDA DE TEMPO, nos concentrar naquilo que queremos conquistar… Precisamos aprender a nos disciplinar!

DISCIPLINAR-SE é você só comer a sobremesa depois de ter comido o feijão e o arroz…! É você PRIMEIRO ENFRENTAR O TRABALHO para depois ter o seu LAZER!

DISCIPLINA se aprende. E sabe como se aprende? Sendo DISCIPLINADO… Quem se DISCIPLINA e toma consciência da importância de que precisa MUDAR, ele MUDA! Ele deixa de usar DROGAS por uma luta pela disciplina… ainda que caia, ele se levanta e vai em frente… e quando ele olhar para trás, JÁ TERÁ VENCIDO…!!!

VII- SEMENTE

Deus deixou registrado como uma das Suas promessas para que o homem pudesse prosperar: DIZIMOS, OFERTAS E PRIMÍCIAS! Ele fez isso porque ELE quer nos fazer prosperar, Ele tem prazer na prosperidade dos seus servos (Salmo 35:27)! E a forma que Ele estabeleceu foi através das SEMENTES LANÇADAS, isto é, do próprio dinheiro que gerará mais R$!

Interessante observarmos que o próprio DEUS nos manda LANÇAR A SEMENTE e aí, depois de lançada a semente, FAZER PROVA DELE… ! Malaquias fala de DZ e OFERTAS… são sementes que PASSAM PELA PROVA e dão resultado…!

JESUS nos diz na Parábola dos Talentos: “… servo bom e FIEL; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei…” (Mat 25:21). Pois se formos fiéis no pouco, certamente seremos também no MUITO (“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito” (Luc 16:10).

A nossa SEMENTE denuncia quem somos: Generosos ou mesquinhos; Fiéis ou infiéis; se temos fé ou somos incrédulos; Se temos alegria em ofertar ou se fazemos isso á força…; se confiamos em Deus ou não…! Todos os MESES somos PROVADOS…!!!

CONCLUSÃO: Quem deseja VENCER NA VIDA, TER SUCESSO NA VIDA? –

SONHO  FÉ  PENSAMENTO  PALAVRA TRABALHO  DISCIPLINA SEMENTE

Ap. Wagner Tenório de Almeida