Dia de Ação de Graças

Salmo 116

O Dia de Ação de Graças (Thanksgivingday), como é mundialmente conhecido, acontece toda última quinta-feira do mês de novembro. Trata-se de uma tradição cristã criada pelos colonizadores ingleses quando fundaram os Estados Unidos da América. É um dia que as famílias se reúnem para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas.

Hoje, em nossa Célula, vamos fazer dessa reunião uma reunião de gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas. O que você tem a agradecer a Deus hoje? Como podemos expressar a nossa gratidão a Deus?

I – EXPRESSAMOS A NOSSA GRATIDÃO A DEUS TOMANDO O CÁLICE DA SALVAÇÃO – Salmo 116:12-13

O primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado nos Estados Unidos em 1620 em Plymouth – Massachusetts pelos pioneiros fundadores daquela vila. Participaram daquela comemoração 90 índios nativos que ajudaram na sobrevivência desses pioneiros. Se não fosse a ajuda desses nativos aqueles pioneiros não teriam sobrevivido ao frio intenso daquele inverno. Portanto, eles celebraram a salvação, o livramento da morte.

Deus nos oferece a salvação, a vida eterna, por meio do Seu Filho Jesus Cristo. Para Deus, é uma alegria quando alguém se converte a Jesus e O recebe como seu Senhor e Salvador. Você já tomou a sua decisão de entregar a sua vida a Jesus? Faça isso agora e vamos juntos agradecer a Deus pela bênção da Salvação!

II- EXPRESSAMOS A NOSSA GRATIDÃO A DEUS INVOCANDO O NOME DO SENHOR – Salmo 116:13 e 17

Em “thanksgivingday” se invoca o nome do Senhor, o Deus Todo poderoso, Criador dos céus e da terra, o único que deve ser adorado! O nome dEle é invocado para expressar a gratidão pelas bênçãos ao longo do ano e para pedir que Ele continue cuidando do seu povo. Assim como declarou o Salmista: “Amo ao senhor porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver” (Salmo 116:1-2). Você está precisando invocar a Deus pedindo um milagre? Pois saiba que Ele nos ouve quando clamamos.

A Bíblia nos diz que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”, isso sem distinção, pois “o Senhor é rico para com todos os que o invocam” (Romanos 10:11-12). Convidamos você a invocar, chamar, pedir a Deus a sua bênção, o seu milagre e a sua salvação!

III- EXPRESSAMOS A NOSSA GRATIDÃO A DEUS OFERECENDO-LHE SACRIFÍCIOS DE AÇÕES DE GRAÇAS – Salmo 116:17

Uma curiosidade no “thanksgivingday” é a libertação de dois perus pelo presidente dos Estados Unidos, simbolizando o perdão e a salvação dessas aves. Isso lembra o dia da expiação no judaísmo, chamado “YomKipur”, quando o sacerdote simbolicamente lançava o pecado de todo o Israel sobre um bode e o soltava no deserto para morrer, era o chamado bode expiatório. Temos em Jesus a figura do “cordeiro de Deus que tira o pecado da humanidade” (João 1:29). Esse foi o grande sacrifício de Deus em nosso favor, para a nossa salvação.

O nosso maior e mais agradável sacrifício de ações de graças a Deus é quando entregamos a nossa vida a Jesus e o recebemos como nosso Senhor e Salvador. Você já fez isso?

CONCLUSÃO: Vamos agradecer a Deus pela nossa vida, saúde, família, trabalho, sustento etc. O Salmista estava com o seu coração agradecido a Deus e ele então pergunta: O que darei ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação (Salmo 116:12-13).

O desafio de Deus para todos nós hoje é reconhecer as Suas bênçãos sobre nós e agradecer entregando as nossas vidas nas mãos dEle!

Lição de Célula No 676 – 01 a 07/12/2014 – Aps. Wagner & Eunice