Desenvolvendo Um Coração Inclinado Á Adoração

SALMO 51

ADORAÇÃO atrai a Presença de Deus e onde DEUS está aí há AVIVAMENTO! Há também a manifestação de MILAGRES, sinais e maravilhas… No meio da ADORAÇÃO, DEUS entra em operação…  Trata-se portanto de um TEMA IMPORTANTÍSSIMO para nós que BUSCAMOS AVIVAMENTO ESPIRITUAL!

Precisamos aprender mais sobre adoração. ADORAR é expressar o nosso AMOR a DEUS! Quando eu AMO a DEUS eu tenho prazer em adorá-lo! Quanto mais eu AMO, mais eu ADORO, mais INTENSA será a expressão da minha adoração a Ele!

COMO DEVE SER A ADORAÇÃO? – Não tem forma fixa, não existe regra, nem MODELO, pois a ADORAÇÃO É ALGO INTIMO, PARTICULAR, PESSOAL e como somos diferentes uns dos outros, também nos expressamos de forma diferente. Tem pessoas que se expressam na adoração de forma EXTRAVAGANTE, CHORAM, PULAM, GRITAM, CLAMAM A DEUS, DANÇAM… (Ilust.: Estive na ÁFRICA/CONGO, meu Deus, como aquele povo ADORA lindo, com danças, os idosos, todos…). Tem OUTROS QUE NA ADORAÇÃO ficam ESTÁTICOS, PARADOS, ENTRAM EM ÊXTASE…!!!

A ADORAÇÃO precisa ser uma experiência ESPIRITUAL E VERDADEIRA (João 4:24 -… em espírito e em verdade). E sendo VERDADEIRA, aí você pode chorar, gemer, pular, dançar, saltar, cair… ou simplesmente PERMANECER DE PÉ, INERTE, EM ÊXTASE ESPIRITUAL…

A ADORAÇÃO DEVERÁ SER SEMPRE EMOCIONAL, pois nós somos seres emocionais, Deus nos fez assim… não tem como você entrar na presença de Deus em adoração e não sentir nada… – ILUST.: No Caminho de EMAUS, os 2 discípulos testemunham: “Não nos ARDIA O CORAÇÃO quando Ele pelo caminho nos falava…” (LUCAS 24:32)!

A ADORAÇÃO DEVERÁ SER SEMPRE RACIONAL: Rom 12:1-2 Adoração é o grande propósito do CULTO a DEUS! Se o CULTO com toda a sua organização não nos levar á ADORAÇÃO A DEUS, então perdemos o nosso tempo…!!!

NÃO TEMOS UM MODELO FIXO, MAS PODEMOS FALAR COMO NÃO DEVE SER A ADORAÇÃO: NUNCA deve ser MAÇANTE, FRIA, PREVISÍVEL, AUTOMÁTICA, OBRIGATÓRIA, FALSA E SEM VIDA!

Somos CORPO, ALMA E ESPÍRITO (NEFESH = hebraico, coração; RUAH, espírito). A Adoração é AMAR A DEUS “de todo o nosso coração, de toda a nossa ALMA, de todo o nosso ENTENDIMENTO e de toda a nossa FORÇA (MARCOS 12:30).

A adoração COMEÇA no coração, ela vem de dentro para fora e não de fora para dentro. Quando adoramos, DEUS enche o nosso coração e a gente vai transbordando a tal ponto de não nos contermos, de ficarmos cheios da unção…!!!

DAVI entrou para a história como ADORADOR porque ele tinha um CORAÇÃO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS! ILUST.: Quando DAVI conseguiu trazer a ARCA para JERUSALEM, ele adorou e como adorou, dançou, pulou… MAS ALI ERA UMA ADORAÇÃO VERDADEIRA QUE VINHA DO CORAÇÃO…     LER SALMO 51

I – UM CORAÇÃO INCLINADO Á ADORAÇÃO É UM CORAÇÃO SINCERO E TRANSPARENTE – SL 51:1-6

Deus não gosta de gente FALSA E MENTIROSA… – Esse povo me honra com os lábios, mas o seu coração…”!

Há 6 COISAS que DEUS ABOMINA: Gente Orgulhosa e a 2ª MENTIROSO, FALSO…7ª o que SEMEIA CONTENDA entre irmãos (Prov 6:16)!

JESUS nos revela que o PAI PROCURA VERDADEIROS ADORADORES, os FALSOS Ele quer distância…!

II – UM CORAÇÃO INCLINADO Á ADORAÇÃO É UM CORAÇÃO PURO, LIMPO E SANTO – SL 51:1-2 e 7-10

DAVI sofreu as consequências do seu PECADO…! Mas ele teve a CORAGEM para LUTAR PELO SEU PERDÃO!

Enquanto a gente não LIMPAR, PURIFICAR o nosso CORAÇÃO, DEUS não vai nos OUVIR e não VAI RECEBER A NOSSA ADORAÇÃO… – ISAIAS 59:2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”!

Na ADORAÇÃO O Espírito Santo logo fala conosco sobre os nossos PECADOS… Basta a gente começar a adorar e logo vem na mente os pecados que precisamos abandonar, pedir perdão…

III- UM CORAÇÃO INCLINADO Á ADORAÇÃO É UM CORAÇÃO HUMILDE E QUEBRANTADO – SL 51:11-17

A HUMILDADE e o Quebrantamento são marcas muito claras na vida de DAVI. No momento em que NATÃ CONFRONTA DAVI, ele humildemente se quebranta, se humilha perante o Senhor… – ELE NÃO TENTA NEGAR, NÃO TENTA SE JUSTIFICAR, NÃO TRANSFERE A CULPA PRA NINGUÉM…

Quando um LIDER CAI, a única forma que lhe resta para recuperar a sua IMAGEM COMO LÍDER é a CONFISSÃO!  – ILUST.: Até um político, quando assume os seus roubos, acaba ganhando crédito para com o seu eleitorado… no GDF tivemos um MENTIROSO CONFESSO que se elegeu…!

Aqui temos mais uma PROVA DE QUE DAVI TINHA UM CORAÇÃO segundo o coração de DEUS, pois ele foi humilde o suficiente para reconhecer seu pecado e soube se quebrantar perante o Senhor! E se tem uma coisa que DEUS NÃO RESISTE É A UM CORAÇÃO quebrantado e contrito… SL 51:17 “A um coração quebrantado e contrito, não desprezarás…”!

DEUS não está em BUSCA DE SUPER-HEROIS NA FÉ, NO TESTEMUNHO, NA SANTIDADE… Não! Ele conhece a nossa essência e natureza… Mas Ele busca corações quebrantados, humildes o suficiente para se arrependerem…!!! E na AdORAÇÃO DEUS VÊ os corações…!!!

“Perto está o Sr. dos que tem o coração quebrantado…” (SL 34:18)!

IV – UM CORAÇÃO INCLINADO Á ADORAÇÃO É UM CORAÇÃO DE SERVO – SL 51:13

DAVI aqui faz um VOTO AO SENHOR: Perdoa-me Senhor para que eu TE SIRVA! Eu PROMETO que os PECADORES QUE EU ENCONTRAR, eles vão se converter a TI! – Ilust.: Ex-traficante que se converteu e chamou mais de 100 para a sua célula, sob ameaça de morte…!!!

Em MEIO A ADORAÇÂO, nosso coração se quebranta e a gente então acaba ATENDENDO AO CHAMADO DO SENHOR. Foi assim com ISAÍAS que em meio a uma adoração, ouviu a VOZ DO SR.: “A quem enviarei? Quem há de ir por nós?”! ISAIAS 6:1-8!

Quem ENTRA VERDADEIRAMENTE EM ADORAÇÃO na presença do Senhor, não consegue DIZER NÃO PARA DEUS diante do Seu chamado! Tenho QUESTIONADO muitos adoradores que temos visto em nossas igrejas. Eles choram, se derramam, gritam, pulam, caem na presença do Senhor em adoração e DEPOIS SAEM COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO E VOLTAM PARA AS SUAS VIDAS medíocres, limitadas, centradas em si mesmo… NÃO SERVEM!!!

CONCLUSÃO: A Verdadeira adoração leva o HOMEM A SE QUEBRANTAR PERANTE O SR. E QUEBRANTADO, DECIDE ABANDONAR SEUS PECADOS E SERVIR AO SENHOR, OBEDECENdo ao SEU CHAMADO!

Por tudo isso, A ADORAÇÃO ATRAI O AVIVAMENTO!

DEUS o PAI continua á procura de verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade!

Min. Intimos do Pai -AP. ACÁCIO – CEILÂNDIA/DF