A Quem Devemos Honrar?

Romanos 13:1-7

Um filósofo e professor da universidade de Princeton/EUA, em entrevista á Veja, falou do seu livro “O Código da Honra” onde ele defende que se queremos uma sociedade mais justa, equilibrada e pacífica, precisamos resgatar o princípio da honra. Ele apresenta pesquisa mostrando que as sociedades antigas mantinham seus códigos de honra e cita organizações atuais em que a honra é preservada, como no Exército.

O que você entende por honra? A quem devemos honrar? Vamos falar sobre esse tema.

I – DEVEMOS HONRAR OS NOSSOS PAIS

Nos Dez Mandamentos, no Livro de Êxodo, encontramos o 5º mandamento que diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12). Esse mandamento vem com uma promessa de bênção para aqueles que o cumprirem. É Deus demonstrando o Seu cuidado para com os pais, para com a família. Uma família em que os pais são honrados, tudo vai bem, a bênção de Deus está sobre essa casa. E a sua família, vai bem? E os seus pais tem sido bem tratados e honrados?

Jesus sempre honrou o Pai, cumprindo a Sua vontade. E em João 6:40 Jesus nos diz que a vontade do Pai é que todo aquele que crer nEle, tenha a vida eterna e seja ressuscitado por Ele no último dia. Você já declarou a sua fé em Jesus para a sua salvação?

II- DEVEMOS HONRAR AS AUTORIDADES

A carta de Paulo aos romanos data de 58 d.C. E a sociedade daqueles dias era muito mais injusta do que a nossa hoje. Naquela época, sob o domínio do império Romano, não se falava em democracia, direitos iguais, justiça. Pois exatamente naquele contexto social, Paulo disse que todas as autoridades deveriam ser obedecidas e honradas, pois procediam de Deus. Hoje, o que mais vemos é a desonra e o desrespeito ás autoridades. Se queremos viver em paz, precisamos honrar as autoridades que estão sobre nós. Quem obedece, está honrando! Quem desobedece, desonra!

Jesus nos diz que chegará um dia em que todas as autoridades da terra se curvarão diante dEle e toda língua confessará que Ele é Senhor (Filipenses 2:9-11). Você já se dobrou perante Jesus e já o recebeu como Senhor e Salvador? Deseja fazer isso agora?

III- DEVEMOS HONRAR A DEUS

Quando obedecemos, tememos ou respeitamos a Deus, estamos honrando a Ele. Assim também quando respeitamos e obedecemos as autoridades que Ele constituiu sobre nós, também O honramos. Deus atua em nossa sociedade por meio das autoridades que Ele levantou, são as autoridades representativas de Deus. Reconhecemos mais facilmente essas autoridades representativas de Deus na pessoa dos pastores e líderes espirituais. Quando deixamos de honrar essas autoridades espirituais, estamos desonrando a Deus e quem assim o faz, traz sobre si mesmo condenação (Romanos 13:2).

As autoridades espirituais estão para nos ensinar o caminho para nos aproximarmos de Deus e sermos salvos! E o Caminho é Cristo (João 14:6). Não há outro que possa nos levar a Deus (Atos 4:12). Só Jesus salva!

CONCLUSÃO: A honra atrai o favor de Deus, a bênção de Deus em todos os níveis dos nossos relacionamentos. Honrar pai e mãe, esposa, filhos, família, honrar as autoridades em nossa sociedade, honrar os nossos empregadores, honrar os nossos pastores e líderes espirituais, nos faz muito bem e agrada a Deus. E a honra conferida a Jesus quando O recebemos em nosso coração, nos dá a salvação! Honre sempre!

Lição de Célula Nº 658 – 28 a 03/08/2014 – Ap Wagner Tenório e Ap Eunice Almeida