VOCÊ SABE O QUE PEDIR A DEUS?

1º – Boas-vindas
2º – Momento de oração: Ore para que em cada criança tenha o verdadeiro entendimento com relação à Palavra de Deus.
3º – Captando a atenção: O que você gostaria de pedir a Deus?
4º – Cânticos
5º – Princípio bíblico: I Rs 3:5-13
6º – Mensagem:

Introdução

Por estarmos estudando o livro de reis neste mês, temos a oportunidade de aprender muito com os erros e acertos de alguns dos reis de Israel. Percebemos que há muita responsabilidade em governar em uma nação, um país e, para isso, é necessário que haja a bênção de Jeová para que tudo ocorra da melhor forma possível. O rei desta lição teve a graça de ser presenteado por Jeová enquanto dormia. Você sabe de qual rei estamos falando??? Isso mesmo: do rei Salomão.

Agora vamos ver como isso aconteceu.

I. DEUS FALA CONOSCO EM QUALQUER HORÁRIO

Em Gibeom, apareceu o SENHOR a Salomão de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. (v.5). O que podemos aprender com isso? Que Deus nunca se esquece da gente e sempre está disposto a nos abençoar independentemente da hora do dia ou da noite. Para isso, precisamos estar abertos para aprendermos sua PALAVRA e fazermos o que Ele nos pede com muito amor e dedicação. Isso também nos ensina que a qualquer tempo poderemos receber a Cristo em nossas vidas. Mas, como muito bem nos lembrou Jesus Cristo, temos sempre que estar preparados para a visita de Deus. Pois assim como Deus chegou de modo inesperado para Salomão, de modo também inesperado será a volta de Jesus Cristo para buscar sua igreja. Naquele dia, Jesus não perguntará mais a ninguém o que queremos receber Dele, mas Ele perguntará quem o aceitou como Senhor e Salvador. Quando Deus perguntou a Salomão o que ele queria, o rei foi rápido em responder que queria sabedoria para julgar o povo. A Bíblia nos diz que aquele pedido “pareceu bom aos olhos de Deus”. Hoje, há também um grande pedido que também será “bom aos olhos de Deus”.

Alguém Sabe que pedido é esse? Isso mesmo é pedir para Jesus Cristo vir habitar e governar as nossas vidas. Seja também rápido e diga para Deus que você também quer aceitar a Cristo na sua vida. Amém?

II. SABER O QUE PEDIR A DEUS

“Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois, quem poderia julgar a este grande povo?” (v.9) Salomão naquele momento foi muito humilde e verdadeiro para com nosso Deus e pediu que desse a ele entendimento e sabedoria para fazer o que era correto. Isso foi muito legal!! Porque Deus viu que Salomão tinha a vontade de reinar com justiça e por isso Deus se agradou dele. E por ter pedido algo que poderia ajudar os outros, Deus o presenteou com um coração sábio e também com riquezas e glória.

Com isso aprendemos que devemos pedir a Deus não apenas coisas materiais, mas também espirituais. Nós não somos reis, mas, como somos príncipes em Jesus Cristo, também devemos viver em justiça diante de Deus e dos homens.

Devemos aprender com Salomão que o pedido que agrada a Deus é para viver de acordo com a vontade Dele e de seu Filho, e essa vontade é “que nenhum de nós de se perca”, ou seja, nenhum de nós vá para o inferno. Como sabemos, o único meio de não irmos para o inferno é pedir, como já falamos, que Cristo venha se tornar o único e suficiente Senhor e Salvador de nossas vidas. Não perca mais tempo, faça isso agora, amém?

Conclusão: Deus sabe das nossas necessidades, mas espera que nós, com corações humildes, possamos nos achegar a Ele e falar do que estamos precisando. Salomão com um gesto nobre reconheceu que ainda não tinha condições para resolver os possíveis problemas que enfrentaria como rei e, por isso, pediu para que Deus lhe desse sabedoria para realizar um bom trabalho. Dessa forma Deus não só deu a ele sabedoria, mas deu muito mais porque Salomão estava pensando na vida das outras pessoas. E você tem feito a vontade de Deus? Tem se preocupado com as pessoas que estão ao seu lado e as ajudando quando necessário? Se ainda não está peça a Deus para ajudá-lo a ter um coração generoso e cheio de sabedoria.