Enfrentado Os Infortúnios Da Vida

Jó 1:6-22

A nossa vida não é feita apenas de momentos alegres e felizes. Temos também problemas e desafios a vencer. Às vezes, coisas ruins acontecem o pessoas boas. Às vezes, infortúnios batem à nossa porta e precisamos ter sabedoria, coragem e confiança em Deus para que possamos vencer. Jó é um personagem bíblico que enfrentou e venceu infortúnios dos mais terríveis. Ele perdeu a sua família, a sua saúde e todos os seus bens, mas jamais perdeu a sua integridade, o seu temos e fé em Deus. E ao final, Jó entra para a história como um vencedor!

I INTEGRIDADE

Jó era reconhecidamente um homem bom, um homem integro, correto, de caráter irrepreensível e que se desviava do mal. O próprio Deus declarou acerca do caráter de Jó dizendo: “ninguém há a terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1:8). Devemos nos esforçar para ter um caráter irrepreensível pois isso faz calar o inimigo e atrai a bênção de Deus sobre a nossa vida. Essa integridade de Jó foi usada por Deus como um argumento contra Satanás. Jó não tinha brecha nenhuma para que Satanás pudesse destruir a sua vida. Você sabia que quando Jesus nos dá a salvação ele cancela todas as nossas dívidas (Colossenses 2:13-15)? Entregue a sua vida a Jesus e Ele perdoará os seus pecados e salvar-te-á.

II – TEMOR A DEUS

As pessoas tem perdido o temor a Deus. Usa-se o nome de Deus em vão. Faz-se piadas indecentes envolvendo Deus. Critica-se abertamente e desrespeitosamente o nome de Deus, a  Sua Palavra, os Seus ensinamentos e tudo isso contribui para que se estabeleça a maldição sobre a terra. E assim, espíritos malignos se espalham sobre a terra, trazendo sofrimento, mortes, doenças, pobreza, destruição familiar e tantos outros infortúnios na vida. Nos dias de Jó, o povo não era diferente de hoje e também estava perdendo o temor a Deus. Mas Jó não. Ele conservava o seu temor a Deus e se desviava de fazer o mal. Convidamos você a guardar o temor a Deus, desviar-se de fazer o mal e entregar a sua vida a Jesus. Isso determinará a sua vitória sobre qualquer infortúnio na vida!

III – FÉ EM DEUS

Jó, ao perder tudo o que possuía de mais precioso, inclusive a sua própria saúde, ainda assim manteve a sua fé firme em Deus. A sua esposa, vendo todo esse infortúnio que se abateu contra ela e sua família, não tendo fé suficiente para suportar tudo isso, disse a Jó: “abandona esse Deus e morre” (Jó 2:9). Os amigos de Jó insistiam em acusá-lo de pecados e dizer que ele merecia aquele infortúnio. Mas Jó conservou a sua fé e disse: “nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O senhor o deu e o Senhor o tomou. Bendito seja o nome do Senhor” (Jó1:21). E assim, Jó venceu todos os seus infortúnios, todos os seus temores! A nossa fé e confiança em Deus determinará a nossa vitória! Convido você a crer em Jesus como Seu Senhor e Salvador e Ele te dará a vitória!

CONCLUSÃO: a integridade de Jó, o seu esforço em desviar-se do mal e o seu temor, fé e confiança em Deus garantiram a sua vitória sobre os infortúnios da vida e as armações de Satanás. Ainda que enfrentemos infortúnios na vida, com Cristo somos mais que vencedores! Entregue a sua vida a Jesus, confie NEle e Ele te salvar!

Lição de Célula No 607 5 a 11/8/2013 Apóstolos Wagner &Eunice