Ainda Há Escravidão Em Nossos Dias

João 8:31-36

O trabalho escravo ainda existe em nosso país e as principais vítimas têm sido as crianças. Milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza e na escravidão, sem saúde etc. Existe pior forma de escravidão do que essa? Sim, existe! É a escravidão espiritual que só pode ser combatida com a verdade do Evangelho de que só Jesus salva o homem! Jesus disse aos judeus que O ouviam que se eles conhecessem a verdade, seriam livres! E eles retrucaram dizendo que eram descendência de Abrão e nunca foram escravos de ninguém!

Muitos podem estar vivendo hoje, achando que são livres, mas na verdade são escravos!

I A NOSSA SOCIEDADE VIVE ESCRAVA DO PECADO

Os judeus não aceitaram a palavra de Jesus que dizia que eles eram escravos, mas eles realmente e oficialmente eram escravos, pois viviam sob o domínio do Império Romano, sob o domínio da lei e sob o domínio do pecado. Quem comete pecado é escravo do pecado! (Romanos 6:16). O pecado domina, escraviza, aprisiona e engana o homem e uma vez consumado ainda gera a morte (Tiago 1:14-16). Por isso é que muitos até se esforçam para se livrar da prática de pecados, mas não conseguem sozinhos. Um escravo não consegue sua auto-libertação, só alguém livre poderá libertá-lo. E Jesus se coloca como o nosso libertador. Paulo chega a dizer: “Miserável homem que eu sou. Quem me livrará desse corpo que está me levando para a morte?” – Jesus! (Romanos 7:24-25). Você tem consciência dos seus pecados? Você gostaria de livrar-se deles? Você gostaria de ser perdoado de todos os seus pecados? Jesus nos conscientiza dos nossos pecados pelo conhecimento da verdade e ainda nos liberta deles concedendo-nos o perdão! ( I João 1:8-10)

II A NOSSA SOCIEDADE VIVE ESCRAVA DO DINHEIRO

Os Judeus viviam sob o jugo do Império Romano, que oprimia a todos, cobrando impostos os mais absurdos. Foram eles que criaram o “o selo pedágio” para que os judeus pudessem transitar nas ruas de Jerusalém.

Com o capitalismo selvagem dominando o mundo, viramos escravos do dinheiro e tem muita gente cometendo verdadeiras loucuras por dinheiro. O dinheiro passou a ser “a raiz de todos os males” ou quase todos (I Timóteo 6:10). O homem moderno vive escravo do dinheiro, tendo que trabalhar mais e mais, para poder ganhar mais e isso o escraviza. Ele não dispõe mais de tempo para estar com a família, com seus filhos, tempo de lazer e principalmente tempo para Deus, para participar de uma Célula, dos Cultos etc. Ele só tem tempo para trabalhar e o seu deus acaba sendo o dinheiro. O dinheiro passa a ser a razão de viver e existir de muitos! Jesus contou-nos uma parábola do “fazendeiro louco” que só vivia para o trabalho e disse: “Louco! Esta noite te pedirão a tua alma e o que tu tens preparado para quem será? (Lucas 12:20)”! Como vai a sua vida com Deus? Você tem dedicado um tempo para Deus? Ou você vive escravizado e não decide mais sobre o seu tempo?

CONCLUSÃO: O regime de escravidão oficialmente já acabou, mas mesmo assim muitos ainda permanecem escravos do pecado, do dinheiro, do sexo, das drogas, do consumismo, etc. O homem só será verdadeiramente livre quando Cristo o libertar! Para alcançar a libertação, o homem precisa ter a coragem de romper com todo esse sistema dominante e entregar-se nas mãos do libertador Jesus! Faça isso agora e experimente a verdadeira liberdade que Jesus nos dá!

Lição de Célula nº 596 – 20 a  26/5/2013 – Aps. Wagner e Eunice.