Nem Só De Pão Vive Uma Família

Deuteronômio 8:1-10

É um hábito quase que mundial da família o comprar pão diário. O pão é um alimento muito comum desde os dias de Jesus, desde os tempos bíblicos. Tem pão de várias formas: bengala, francês, doce, de sal, etc. Deus providenciou para o seu povo no deserto o “pão do céu”, chamado de maná. Mas ainda assim, o povo não vivia só do maná. Vamos meditar sobre o alimento necessário para o desenvolvimento de uma família

I UMA FAMÍLIA PRECISA TER PRINCÍPIOS – versículos 2 e 3

As famílias no êxodo, peregrinando no deserto, sob a liderança de Moisés, precisaram não apenas de pão, água, mas de mandamentos e princípios para a sua sobrevivência. E foi o próprio Deus quem escreveu esses princípios, pois Deus é um Deus de princípios! Se quisermos ver a nossa família feliz, saudável, unida e vivendo em prosperidade, precisamos ensinar e manter os Princípios de Deus em nossos lares, em nossa família! O pecado é uma quebra de princípio que tem como consequência a separação de Deus. E só por meio de Jesus Cristo é que podemos nos reconciliar com Deus. Você já recebeu a Jesus como Reconciliador e Salvador? (Romanos 5:20-11). Sua família já está reconciliada com Deus?

II UMA FAMÍLIA PRECISA TER DISCIPLINA – versículos 5 e 6

A ausência de disciplina em qualquer que seja a organização, sociedade, empresa, igreja e também na família traz a sua destruição. A ausência de disciplina enseja o estabelecimento do caos e isso é que temos visto em tantas famílias ao nosso redor. Vemos crianças que dão verdadeiros shows nos supermercados, nas ruas, nas escolas e dentro de casa, clamando por disciplina, mas não temos pais que tenham a coragem de disciplinar. Ora, qual é o pai que não exerce a disciplina? (Hebreus 12:5-11). É o pai “moderno”, é o pai covarde, é o pai que não ama! Jesus veio para nos salvar, nos discipular e também nos disciplinar. Se somos filhos, então obedeceremos a ordem do Pai! E aceitar a Jesus como Salvador é ordem de Deus! Você é filho de Deus (João 1:11-13)?

III UMA FAMÍLIA PRECISA DE AMOR

Ainda tem pais em nossos dias que acham ser suficiente providenciar para a sua família o alimento, boa moradia, saúde, escola, dar presentes e assim terá cumprido o seu dever. Ora, “não só de pão vive uma família”. A família precisa de amor que se expressa com a presença e participação dos pais na vida dos filhos, na disciplina, no lazer. Você tem visto expressões de amor na sua casa? Você tem dado amor para a sua família? Você tem se sentido amado em sus família? Deus nos amou e deu Seu Filho como prova desse amor para nos salvar da condenação do pecado (João 3:16). Você deseja receber esse amor de Deus para a sua vida? Você deseja receber a Jesus no seu coração?

CONCLUSÃO:

Deus, como Pai, providenciou para os seus filhos no deserto, durante 40 anos, alimento, água, maná, proteção, roupa, sandália, tendas, mas também providenciou Princípios. Disciplina e Amor. E até hoje, Deus tem se colocado como Pai e providenciado tudo aquilo que precisamos. Deus, por Jesus Cristo, providenciou para nós a salvação, a vida eterna, pois nem só de pão vive o homem. Você já recebeu essa salvação? Você já abriu o seu coração para Jesus entrar? Deseja fazer isso agora?

Lição de Célula nº 596 13 a  19/5/2013 Aps. Wagner e Eunice